loading...

7 partes do seu corpo que são inúteis e você não sabia!

shutterstock.com 

Essas partes do corpo, que teriam tido um papel importante na nossa evolução aparentemente não tem mais! Se você achava que conhecia bem o seu corpo, é hora de te surpreender com as 7 partes do corpo inúteis que você não sabia que tinha! 

Cóccix 
shutterstock.com 

Seu tataravô podia não ter um rabo, mas se você voltar tempo o suficiente, seus ancestrais tinham. Na verdade, a maioria dos mamíferos em algum ponto de suas vidas têm um rabo, mesmo se for enquanto no útero. Por exemplo, nos humanos, entre os estágios 14 e 22 do desenvolvimento embrionário, você vê algo que parece com um rabo, mas é na verdade absorvido e encaixado em uma vértebra. 

Mamilo masculino 
shutterstock.com 

A verdade é que os homens só têm mamilos porque poderiam ser fêmeas, porque se vistos por uma perspectiva biológica, eles não servem para muita coisa. É claro, isso não é necessariamente um vestígio evolucionário, e sim embrionário. 

Dentes do siso 
shutterstock.com 


Sabe aqueles dentes chatos que ficam no fundo da sua boca e que muitos de nós precisam tirar? A mandíbula humana tem ficado menor ao longo do tempo, então não tem mais espaço o suficiente para o seu dente do siso. A higiene dental também pode ser a culpada; cientistas acreditam que no passado nós perdemos mais dentes ao longo de nossas vidas, criando mais espaço para o dente em questão crescer. 

Arrepios 
shutterstock.com 

Quando você é assustado de repente ou sente frio, sua pele cria essas pequenas bolinhas e seus pelos ficam em pé, mas por que? Se você fosse um mamífero com mais pelos, poderia usá-los para assustar predadores parecendo muito maior, ou guardar ar quente na pele. Mas enquanto esse reflexo ainda pode ser útil em coisas como porcos-espinhos ou gatos, a função nos humanos não é muito significativa. 
Plica Semilunaris 
shutterstock.com 

É o pequeno pedaço de tecido dobradinho do lado de dentro do seu olho. Muitos cientistas acreditam que é o reminiscente de uma terceira pálpebra. É um vestígio da membrana presente em aves, anfíbios e repteis, que é translúcida e se move ao longo do olho, mantendo-o úmido enquanto ainda os permite enxergar. Em algum ponto, os humanos a perderam, mas um pequeno pedaço continua presente. 

Reflexo de agarrar 
shutterstock.com 

Se você pegar o seu dedo ou algo parecido e colocar na palma da mão de um bebê, ele vai automaticamente fechá-la em volta com uma força surpreendente. Tanta força que aproximadamente 37% dos bebês podem suportar o peso total de seus corpos com esse gesto. Isso seria bastante útil quando ainda tínhamos muitos pelos no corpo, para que os bebês pudessem segurar firme enquanto a mãe corria livre e usava suas duas mãos para conseguir comida. O reflexo também funciona nos pés de uma criança por volta dos seis meses de idade. 

A orelha 
shutterstock.com 

Não a orelha toda, é claro, mas os macacos, por exemplo, costumavam mover as orelhas de um lado para o outro para ouvir melhor. Para os humanos, elas apenas ficam lá paradas, a não ser que você consiga mexê-las.

0 comentários :

Postar um comentário