Conheça a “Porta para o submundo” na Sibéria, que foi criada pela mudança no clima
Há uma rachadura estranha na paisagem que está intrigando muitas pessoas, e fazendo com que tudo fique diferente, o que eles estão chamando de “Batagaika Crater”. A área tem sido rodeada de mistério, mas os cientistas estão agora investigando a história desta falha geológica para descobrir por que ela parece estar crescendo a um ritmo desregulado e rápido.
Com 90 metros de profundidade, a cratera surgiu há 25 anos no distrito Verkhoyansk da Sibéria, Rússia e e tem cerca de 1,5 km de comprimento. Junto com o “Batagaika Crater”, estão se formando diversas outras crateras, menores, rodeando a cratera maior.
Com 90 metros de profundidade, a cratera surgiu há 25 anos no distrito Verkhoyansk da Sibéria, Rússia e e tem cerca de 1,5 km de comprimento. Junto com o “Batagaika Crater”, estão se formando diversas outras crateras, menores, rodeando a cratera maior.
A fissura e as crateras apareceram apenas nas últimas décadas, depois de que grandes áreas de mata, foram infelizmente desmatadas, para a indústria local. Os moradores locais têm chamado a cratera de “porta de entrada para o submundo” e apontam superstições e morrem de medo da mesma. Uma vez que ela está em uma região remota de um dos cantos mais frias da Terra, a origem da cratera tem permanecido relativamente desconhecida. Uma expedição de pesquisa recente, descobriu que a mesma está crescendo, e a mudança no clima é a culpa disso.
Professor Julian Murton da Universidade de Sussex, que liderou a expedição e está fazendo um estudo da cratera, descobriu que o solo no fundo da cratera é, na verdade, de 200.000 anos a 80.000 anos mais velho do que o estimado anteriormente. Eles conseguiram descobrir muitas coisas com estas camadas mais profundas da terra.
Eles descobriram que a cratera está atualmente crescendo a uma taxa de mais de 18 metros por ano. Os moradores relataram que ouvem “barulhos do submundo”, barulhos estranhos que são associados a atividades geológicas que acontecem no local. O pesquisador passou a explicar que a provável causa é o aquecimento do clima, e o consequente degelo que acontece no local.
Outras informações ainda são necessárias para os cientistas a compreendam plenamente esta cratera misteriosa. O pesquisador líder espera conduzir futuras pesquisas que irão recolher amostras dos terrenos mais profundos, para ter uma noção do que existe lá, e para tentar compreender melhor o que está acontecendo, para que fique explicado realmente o porque isto está acontecendo. No vídeo a baixo, você pode conferir um pouco mais sobre a cratera.
Via Curiosidade Científica / BUD
0 comentários :
Postar um comentário