loading...

Se aparecer isto nas pálpebras procure imediatamente um médico, Veja o porquê!

Se tiveres isto nas suas pálpebras, ou conheceres alguém que tenha, é preciso ficarem atentos, pois estas “marcas” amareladas nas pálpebras podem muito bem ser sinal de ataques cardíacos! E por isso é importante compartilhar com os teus amigos e familiares, para alertá-los!

Sabes o que é xantelasma? 

É um depósito de gordura amarelado bem demarcado que aparece na pele, geralmente em torno das pálpebras. Mais precisamente, nas pálpebras superiores e inferiores, perto do canto interno do olho. O termo xantelasma é derivado do grego “xanthos” = ‘amarelo’ e “elasma” = ‘placa metálica’. 

Se tens ou conheces alguém com xantelasma, precisas ficar atenta. Ele pode ser um sinal de doenças cardíacas. E quem revelou isso foi um estudo publicado no British Medical Journal. 

A ligação entre xantelasma e doenças cardíacas 

Tanto homens como mulheres podem ter xantelasma, especialmente depois dos 40. Essas pequenas placas amareladas são o resultado de depósitos de gordura e indicam um nível muito alto de colesterol em quase metade dos pacientes afetados com essa condição. 

O crescimento dessas placas é suave e indolor e não afeta a visão. Na verdade, as pessoas com xantelasma geralmente procuram ajuda médica mais por motivos estéticos, porque a mesma compromete a aparência. Ou seja, a estética é a principal razão pela qual as pessoas decidem removê-la, sem considerá-la um aviso de uma doença mais grave. 

Evidência científica 

Uma pesquisa confirmou a ligação entre xantelasma e doença cardíaca. O professor Tibjaerg Hansen, que liderou a equipa, chegou a conclusões que vão mudar a maneira como vemos esse problema aparentemente inofensivo e visto como irrelevante tanto por médicos como por pacientes. 

Homens afetados com xantelasma têm um risco 12% maior de ataque cardíaco. E aqueles com idade entre 70-79 anos têm um risco ainda maior. 

Mulheres com xantelasma têm um risco 8% maior de ataque cardíaco em oposição àquelas que não são afetadas. 

Portanto, pelo estudo, os homens com xantelasma são mais propensos à doença cardíaca do que as mulheres que também têm essa placa nas pálpebras. Os pesquisadores explicam que o xantelasma ajuda a fazer uma previsão mais precisa de doenças cardíacas. O estudo concluiu que xantelasma pode indicar um ataque cardíaco, aterosclerose grave e problemas graves do coração, independentemente de outros fatores, tais como obesidade, tabagismo e pressão arterial elevada. 

Em resumo, presença de casos de xantelasma indica uma maior probabilidade de doença cardíaca, ataque cardíaco e morte por doenças do coração. E as pessoas que têm essas placas amarelas nas suas pálpebras são mais suscetíveis de sofrer um ataque cardíaco e, talvez, fiquem neste grupo de risco e de atenção por um período de 10 anos. 

Assim, se esses crescimentos amarelos aparecerem nas tuas pálpebras, é importante ires ao médico. E passares a te cuidares mais para te livrares rápido da ameaça de uma doença cardíaca fatal.

0 comentários :

Postar um comentário