O que acontece quando você atinge a água a 85km/h?
Vai achando que ser um mergulhador Red Bull Cliff Diver é uma questão unicamente de coragem. É sim, sobretudo, um trabalho mental - mas não deixa de ter a sua matemática precisa, um treinamento físico rigoroso.
Saltar de uma plataforma de 27 metros de altura é estar submetido a todos os riscos. Abaixo, explicamos a ciência por trás desta incrível (e surpreendentemente rápida) viagem rumo à água.
Tá preparado pro Red Bull Cliff Diving 2016? Confira o calendário desta emocionante competição internacional em RedBullCliffDiving.com
Uma queda de três segundos a 85 km/h
Orlando Duque a toda velocidade na água © Tomislav Moze/Red Bull Content Pool
Os mergulhadores aceleram da plataforma a 9,8 metros por segundo. Isso é quase tão rápido quanto à aceleração do supercarro Bugatti Veyron. A gente já mencionou que - enquanto eles giram e fazem todas aquelas cambalhotas - eles vêem onde irão cair? O recorde mundial fica a encargo de Steven LoBue, com cinco rotações seguidas para frente.
Eles atingem a água de duas a três vezes a força normal da gravidade
Um míssil-humano © Alex Voyer
Não é fácil aguentar o impacto. Os mergulhadores vão de 85 km/h a 0 em menos de um segundo.
Bota força nisso aí: todos os músculos juntos e comprimidos
Aparentemente ninguém está feliz enquanto aterriza © Romina Amato/Red Bull Cliff Diving
Esta é a hora certa de ficar tenso. Ao comprimir os músculos antes do impacto com a água, os mergulhadores se protegem de possíveis lesões (ainda que elas possam ocorrer de qualquer maneira).
É como se fosse uma verdadeira bomba
Marcas da vitória © Alex Voyer
Os mergulhadores atingem a água tão rapidamente que eles criam um "buraco de bomba" ao penetrar a superfície d'água.
É isso o que acontece com o atleta
Bastante espaço para o tibum © Alex Voyer
Uma vez dentro d'água, a fricção com o líquido os desacelera incrivelmente rápido. Cria-se correntes de ar ao redor do saltador, ao redor de suas mãos e pés. Acima, o momento exato deste impacto.
Dê só uma olhada nesse movimento visto debaixo
Madeeeira! © Alex Voyer
Claro que a imagem acima representa menos de um centésimo de um segundo. E quanto tempo dura na realidade? Confira abaixo.
Botando os pés (e as mãos) no freio
Abra os braços e freie a queda © Alex Voyer
Basta entrar na água que a velocidade cai abruptamente. Os mergulhadores também estendem os braços para ajudar a reduzir o movimento de queda.
Veja o impacto de cima
Faz biquinho, faz! © Red Bull Content Pool
E o que acontece - assim, por acaso - se você manda mal na aterrissagem? "Todo mergulho que não é feito direitinho vai realmente doer", comenta Orlando Duque. E... se eles caírem de barriga na água? Felizmente, isso não acontece... mas caso acontecesse, seria algo parecido com esta melancia abaixo.
Ops!
Como fatiar uma melancia rapidamente © Red Bull Content Pool
Prepare-se para o Red Bull Cliff Diving
O Red Bull Cliff Diving World Series 2016 será maior, melhor e mais emocionante! Com nove eventos, incluindo sete competições femininas, a disputa internacional irá estrear com novos atletas e em novas cidades. O desfecho desta emocionante temporada será no dia 28 de outubro em Dubai, nos Emirados Árabes.
0 comentários :
Postar um comentário