loading...

5 razões por que você já deveria ter terminado o seu relacionamento

5 razões por que você já deveria ter terminado o seu relacionamento

Depois de três meses de relacionamento, eu sabia que não deveria estar com o meu ex-namorado.

Ainda me lembro do momento em que a luzinha se acendeu na minha cabeça. Decidimos caminhar no parque depois de jantar certa noite e acabamos discordando sobre alguma coisa. Depois de discutir sem parar por 20 minutos, eu tive a sensação de estar falando com um ser extraterrestre. Eu sabia que éramos bem diferentes, mas esse foi o primeiro momento em que eu consegui enxergar claramente que os nossos valores e forma de encarar a vida eram simplesmente incompatíveis.

Apesar dessa consciência, demorei quatro anos para dar um acabar o relacionamento.

Na maior parte desse tempo, a minha indecisão só causava agonia. Sim, tivemos bons momentos. Apesar de ele não me amar da forma que eu merecia (eu sou sobrevivente dos abuso do meu parceiro), eu sei que eu era importante para ele e eu também gostava muito dele. Mesmo durante nossos momentos felizes, lá no fundo eu sabia que eles não iriam durar. E apesar de eu querer que ele fosse “O Homem” da minha vida, eu sabia que ele não era. Estar com ele nunca me deu a paz profunda que eu secretamente almejava.

No trabalho que faço como coach de término de relacionamento, eu ajudo as mulheres a se recuperarem depois do fim de um relacionamento e seguirem adiante com suas vidas. Eu não as convenço a terminar com alguém antes que elas sintam-se prontas, especialmente se ocorre algum tipo de abuso, pois isso pode ser perigoso. Encerrar um relacionamento sério é uma decisão que mudar totalmente a vida da pessoa, então eu tipicamente não trabalho com mulheres que ainda estão indecisas.

Mas e você que, lá no fundo, sabem que o seu relacionamento não tem o menor futuro? Eu quero falar com você. Eu entendo. Entendo como você se sente e entendo por que você está protelando. Entendo, porque já passei por isso.

O que você está fazendo é completamente normal, na verdade. Como humanos, temos o instinto de nos afastarmos da dor e nos aproximarmos do prazer, e terminar um relacionamento é DOLOROSO. Então, se você está em cima do muro, deixe-me de dar cinco razões para resolver essa questão de uma vez por todas.

1. O alívio vale muitooooo a pena. Apesar do final do meu relacionamento ter sido terrível, eu me sentia em paz com a decisão. Sinceramente, eu nunca imaginei que poderia sentir tanta dor e tanta paz ao mesmo tempo. Aos poucos, comecei a perceber que o estresse com o qual eu estava lidando durante quatro anos não era causado apenas pelo estresse do nosso relacionamento. Não seguir o que o coração quer causa bastante estresse também – estresse interno. E nenhum deles é bom ou normal em um relacionamento saudável.

2. Você pode finalmente seguir em frente, pois agora está livre. Depois de terminar com o meu ex, eu comecei uma pós graduação, fui promovida no trabalho, fui morar no meu próprio apartamento, participei de uma corrida de 10K e viajei pelo país sozinha pela primeira vez. Eu nem fazia ideia do quanto aquele relacionamento estava me prendendo até ver tudo que eu consegui realizar sem ele. Toda a energia que eu havia investido em tentar fazer o relacionamento funcionar agora estava sendo direcionado para o meu próprio bem-estar e a sensação era fantástica. O fim do meu relacionamento foi de fato um renascimento.

3. Com o tempo, você terá orgulho da decisão que tomou. Pense em todas as coisas que você fez na sua vida que a princípio te apavoraram. Se você está lendo esse texto, nós podemos assumir que dar esses passos de fé não te mataram. Na verdade, provavelmente te deixaram mais forte, te ensinaram uma lição importante ou lhe ajudaram a crescer. Deixar o meu ex foi algo sobre o qual refleti e pensei e repensei, quando eu finalmente tomei a decisão, eu senti muito orgulho de mim mesma. Eu terminei o relacionamento, me tornei uma pessoa mais forte, aprendi lições importantes e cresci. Sem dúvida, o fim de um relacionamento nunca é legal, mas essa situação também nos oferece uma oportunidade de experimentar essas coisas quando mais precisamos de uma injeção de confiança.

4. As pessoas que você ama merecem sinceridade, e acima de tudo, você também merece. É difícil fingir que você está feliz quando não está, mas isso não me impediu de tentar fingir. Eu defendia o meu relacionamento constantemente para outras pessoas, tentando forçar um círculo em um espaço quadrado. Uma vez que ele não estava mais na minha vida, foi muito libertador poder finalmente “confessar” sobre como eu estava sofrendo naquele relacionamento. Cada pessoa que me falou “Olha a gente gostava bastante dele, mas…” me ajudou a ser mais sincera comigo mesma sobre como era de fato o nosso relacionamento – tóxico e extremamente cansativo.

5. Recuperação. A verdadeira recuperação ou cura é algo maravilhoso e mudará para sempre a sua vida (e seus futuros relacionamentos). Confie em mim, eu sei.

Demorei quatro anos para conseguir aceitar que nada que eu fizesse iria fazer o nosso relacionamento funcionar de forma saudável. Não havia esperança, pensamento positivo ou reza suficiente da minha parte que o fizesse mudar. Mudar a mim mesma também não o faria mudar.

Mas eu não me culpo por ter demorado tanto. Naquele época, eu achava de verdade que o meu valor dependia de alguma forma do meu relacionamento. O meu coração era corajoso, mas eu escolhi acreditar em algo diferente. Se você não se sente pronta a dar esse passo ainda, você também não deve se culpar. Eu não te culpo. Só você sabe já está na hora de terminar com aquela pessoa ou não, mas o importante é que você saiba que você consegue fazê-lo.

Acredite em si mesmo. Acredite no seu coração corajoso. E então, quanto o momento for certo, dê o passo.

fonte: Brasil post

0 comentários :

Postar um comentário