Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

loading...

Afinal, para quê serve o terceiro pino das tomadas?

Descubra finalmente porque houve uma troca no padrão de tomadas brasileiro e como isso pode beneficiar a sua segurança e dos seus eletrodomésticos

Se antes do novo padrão brasileiro tomadas com três pinos já davam dor de cabeça e obrigavam muita gente a comprar “T”s ou até arrancar o tal pino “sobressalente”, mas será que isso é certo? Na verdade, esse terceiro pino serve para dar aterramento aos aparelhos que alimenta.

E fio terra, por sua vez, é o ato de descarregar excessos de carga elétrica no solo (daí o “terra” no nome), anulando-os e fazendo com que em baixas ou surtos de energia os aparelhos não sejam queimados. Ou seja, não apenas é algo útil, mas também pode ser definitivo na hora de economizar uma tela de computador ou microondas que você esqueceu ligado numa noite de tempestade ao sair.

Por isso, aconselha-se fortemente que ele não seja retirado, e sim que as tomadas sejam adaptadas (deixar o terceiro pino de fora da tomada, usando extensões, obviamente evita seu funcionamento). Além disso, caso alguém encoste acidentalmente num desses pinos, pode tomar um choque fatal, já que toda a eletricidade do aparelho será deslocada para o local.

Dentre os eletrodomésticos mais comuns no uso do fio terra estão geladeiras, microondas, computadores (sem estabilizador) e máquinas de lavar. Por isso, pode até ser chato, mas não é tão caro assim: adapte sua casa para o novo padrão, que com certeza será mais seguro para seus bens e com o qual você não corre o risco de acabar levando um baita choque.

0 comentários :

Postar um comentário