Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

loading...

vOICE: os óculos que ajudam os cegos a "enxergarem"

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

Pessoas que perderem a visão quando eram muito novas ou que nasceram cegas normalmente conseguem desenvolver um método próprio para se orientar e interagir com o espaço ao redor — e é muito comum que elas utilizem a audição e os outros sentidos para que esse tipo de coisa possa acontecer.
Contudo, quem acaba sem a visão por conta de um acidente ou já em idade avançada tem menores chances de aprender a interagir com o ambiente sem enxergar — e é lógico que isso prejudica a maneira como elas vivem. Para resolver essa questão, o Doutor Peter Meijer, da Hemics BV, criou um par de óculos especial, chamado vOICE.

A ideia do dispositivo já é antiga — foi concebida em 1982 —, sendo que ele tem a função de fazer com que as pessoas cegas se orientem através do som, como se utilizassem um radar. Dessa maneira, quem estiver utilizando o aparelho pode utilizar a audição para ter percepções de contornos, profundidades e até mesmo formatos, como ilustra a imagem acima.
Mas e como isso funciona?
O vOICE conta com um funcionamento relativamente simples. O aparelho consiste em um par de óculos que fica no rosto da pessoa e que tem câmeras que vão captando dados do ambiente ao seu redor. Enquanto isso, um computador faz a conversão imediata das imagens coletadas em sons — transmitidos para o usuário por meio de fones.

O aparelho só não foi produzido na década de 1980 pelo fato de que a tecnologia da época não tornava possível o ato da pessoa andar carregando todas as peças necessárias nas mãos, por exemplo. Hoje em dia, o indivíduo pode realizar o download de conversão de imagem para áudio direto para o smartphone, sendo que também há a alternativa de utilizar a câmera do celular para a coleta de dados. Bacana, não é?

Fonte: Gizmodo

0 comentários :

Postar um comentário