loading...

7 coisas que você usa todo dia e que emitem radiação ...

Sabia que ao fumar você se expõe a radiação? E que sua TV, seu forno e as lâmpadas da sua casa também emitem radiação? Conheça 7 coisas que você usa todo dia e que emitem radiação.

Muitos vivem preocupados com a radiação emitida por telefones celulares e a possibilidade, nunca provadas de que podem causar câncer no cérebro. Se a radiação do seu celular incomoda você, vamos dizer-lhe que todos os dias você se expõe a muitos objetos que também emitem radiação e que talvez você não sabia.

1. Cigarros
.
Chumbo e polônio radioativo se escondem nos seus pulmões a medida que você segue fumando, e os pulmões absorvem a radiação de forma mais eficiente. Como o ar que flui através dos pulmões passa através do corpo, você expõem seu corpo à radiação interna. Além disso, aqueles que estão expostos ao fumo passivo, também recebem a sua cota de radiação.

2. Lâmpadas fluorescentes.
Estas lâmpadas fluorescentes, que substituíram a tradicional também emitem radiação. Estas lâmpadas emitem raios UVB, UVA e raios infravermelhos. Embora não seja em grandes quantidades, temos vários acesas em casa, às vezes por longos períodos do dia.

3. TVs de tubo.
Quase não estão em uso, mas essas TVs antigas que usavam raios catódicos foram indicadas como fonte de radiação excessiva, e o mesmo se aplica aos antigos monitores de computador. Os LCDs, LEDs ou plasma atuais precisam ser certificados antes de de serem postos a venda e são considerados muito mais seguros.

4. Telefones sem fio.
Linhas telefônicas caseiras requerem dispositivos para chamar e responder, e é comum termos um ou mais telefones sem fio. Estes dispositivos, além de suas bases, são uma fonte de emissão de radiação em todos os momentos, esteja você usando ou não. No mercado podemos encontrar modelos especiais com baixa emissão radioativa.

5. Wi-Fi.
O Wi-Fi nos liberta dos fios quando utilizamos a Internet, mas, para transmitir e receber informações ele usa ondas que liberam radiação e criar campos eletromagnéticos. Se possível, localize o roteador em sua casa o mais longe de quartos e usar seu computador ou celular a uma distância de pelo menos dois metros do equipamento. Se a rede não estiver em uso, é melhor desliga-la.

6. Aparelhos de ressonância.
Os raios X, scanners, ressonâncias, etc., todos são necessários para fazer um diagnóstico. Embora a quantidade de radiação libertado não seja muito alta, preocupa a acumulação que pode ocorrer no corpo por seu uso excessivo. As máquinas utilizadas atualmente, emitem a menor quantidade de radiação, de modo que elas são seguras até mesmo em mulheres grávidas, mas não deve ser usado mais do que poucas vezes e somente por razões médicas.

7. Forno de microondas.
A melhor invenção para cozinhar também emite radiação. O microondas emite radiação eletromagnética e não é suficiente fechar bem a porta, já que parte desta permanece em alimentos cozidos. Além disso, ao longo do tempo o selo que impede a fuga de radiação pode ceder, por isso é recomendado a manutenção periódica e trocar seu microondas a menor falha encontrada.

1 comentários :